sábado, 23 de julho de 2011

QUIMIOTERAPIA

"busco gotas de  vida"

Primeira quimioterapia- dia 29 de maio  de 2009

Não sabia como era, de que forma seria, sabia apenas que teria que fazê-la, logo, encarar da melhor forma possível.  Já havia lido e ouvido dizer sobre os  efeitos colaterais. Após a mesma, voltei dirigindo para casa, 168Km de distância, aguardando passar mal dias depois... Assim  foram todas, 4 de 21 em 21 dias, sem nenhum efeito colateral, logo, saia bem, dirigindo todas as vezes, e as 4 restantes fracionadas em 52 semanas de tratamento.
Foi  o período mais rico em experiência, aprendizado em minha vida, pois sempre afirmei que a cada semana que voltava , não poderia estar com a mesma roupa, nem sem maquiagem, sem salto alto, pois estava ali  para buscar gotas de vida, logo, teria que me apresentar perante o Criador da melhor forma possível.
Não é difícil contar que, após a segunda quimioterapia, quando a médica afirmou  que a queda de cabelos iria ocorrer, passei em uma loja indiana e comprei exageradamente 20 lenços.. Estava na época da novela da Globo, de Glória Perez. Aproveitei o ensejo, raspei a cabeça e a cada dia, usava um lenço bem colorido, com  brincos, maquiagem. A peruca que comprei..  doação, pois não consegui  usar. Adotei como lema: Tudo tem seu tempo, sua hora, e devemos vivê-lo intensamente, sem restrições, sem medos. Foi um luto, e como  todos, respeitado. Retirei o lenço  apenas após a última sessão de quimioterapia.
Trabalhei com  muitas mulheres no  hospital que enquanto aguardavam  o atendimento, se escondiam, usavam perucas, lenços pretos.  Mostrei a elas o outro lado da vida: que cada momento é único e que nosso dever é sermos felizes na dor ou na alegria..,mas que deve ser intensamente vivido.
Muitas retiraram a peruca. Vitória! Assumiram o seu verdadeiro eu, a sua essência, seus problemas e a sua vitória, afinal, estar vivo, já é uma delas. Muitas delas  mantenho  contato até hoje, o que significa que, durante esse curto tempo trocamos e vivemos novas experiências  e algo mais ficou: a amizade, a força e a determinação.
Agradecimentos especiais à equipe de enfermagem, ao enfermeiro Alessandro (Centro de Pesquisas) e a Adriana, que durante toda quimioterapia no Centro estiveram ao meu lado. À equipe em geral, sempre solidários.
À Elô, minha irmã, que voltava dirigindo muitas vezes e à Lázara, minha prima que nos acompanhava. A todos os amigos que sabiam e ficavam na torcida!

Um comentário:

  1. Fácil, não é, mas você passou e venceu. É um exemplo pra mim Glaucia.
    Bjus,
    Lorena Rios

    ResponderExcluir