terça-feira, 26 de julho de 2011

A BUSCA DE RESULTADOS

ÉSTÉTICA OU  AUTO-ESTIMA?

Em dezembro, fui  a Jaú. Marquei a minha cirurgia de reconstrução de mamilo. Voltarei a ser inteiramente normal. Quando digo normal, refiro-me não apenas a condição de ser humano  que além de gostar de si, deve também gostar de seu prórpio  corpo.
Deixarei  nesse espaço,  uma pesquisa realizada sobre a reconsdtrução/redução de mamilo.
Fui  com minha irmã Clara, marcamos e viemos. Várias dúvidas foram retiradas nesse dia. Dia 2 de fevereiro..  estarei fazendo  minha reconstrução!

"Eu acredito, eu luto até o fim: não há como perder, não há como não vencer".
(Oleg Taktarov)

Reconstrução e redução de aréolas e mamilos

As aréolas e os mamilos são estruturas esteticamente fundamentais para mulheres e homens também. Hoje vamos falar sobre duas formas principais de atuação da cirurgia plástica nessas estruturas:
- a reparação após a retirada da mama em decorrência de um câncer;
- a redução em casos de aréolas e mamilos muito grandes ou assimétricos.
A reparação dessas estruturas é uma etapa extremamente importante na reconstrução mamária e deve ocorrer de 2 a 4 meses após o término da primeira cirurgia plástica. Segundo o cirurgião plástico da Clínica Plexus, de Bauru – SP, Dr. Marlon Barbosa, deve-se reconstruir o mamilo primeiramente, o que ocorre através de enxerto de tecido do mamilo da outra mama ou por tecidos da própria região onde o mamilo deve ser reconstruído. Em seguida, a aréola é refeita por meio de enxerto de pele retirada da aréola da mama normal ou de pele da virilha. Também é possível utilizar tatuagens para fazer o desenho da nova aréola e a pigmentação do mamilo.
“A outra modalidade cirúrgica relacionada ao complexo aréolo-mamilar (CAM) é a redução do diâmetro das aréolas, cujo tamanho muitas vezes incomoda mulheres e homens, podendo até afetar sua autoestima, assim como nos casos de hipertrofia do mamilo isoladamente ou até mesmo em sua inversão.”, afirma Dr. Marlon. 
Nas mulheres, as aréolas podem crescer demasiadamente na adolescência por características biológicas. Após uma gravidez, o aumento do CAM também é comum devido às alterações hormonais. Em geral, mulheres submetidas à mamoplastia redutora também corrigem o tamanho ou simetria dos mamilos. 
No caso masculino, comumente a plástica no CAM está relacionada à ginecomastia (aumento das mamas por disfunção hormonal) ou à pseudoginecomastia (aumento associado ao sobrepeso). “Essa cirurgia é muito importante nesses casos, pois os homens passam a limitar suas atividades em decorrência da insatisfação com o corpo, tendo vergonha, por exemplo, de tirar a camisa num jogo de futebol”, comenta Dr. Marlon Barbosa.
Ainda de acordo com o cirurgião plástico, pessoas com aréolas constitucionalmente pequenas não devem se submeter à cirurgia de enxerto para aumentá-las, pois podem ocorrer diferenças entre a textura da pele inserida em relação à aréola normal.
Nos casos em que o mamilo é invertido, além da diferença estética a paciente pode apresentar dificuldades para amamentar. A cirurgia, na maioria das vezes, é simples e otimizada com a colocação de próteses de silicone em mamas pequenas.
Quando os mamilos são redundantes, independentemente do tamanho das aréolas, a cirurgia também é simples e traz resultados muito satisfatórios com cicatrizes praticamente inaparentes.
Em todos os casos uma avaliação com o seu cirurgião é o melhor começo para um tratamento de sucesso, pois aréola e mamilos bem posicionados e sem alterações de tamanho são determinantes para uma bela mama.


                                                     Uma parada para descanso na volta....

Um comentário:

  1. Celebrar a vida, todos os dias... Esse é o lema de quem passa pelo que vc passou e venceu.. Celebre a vida! Seja feliz..
    Clara

    ResponderExcluir