sábado, 20 de agosto de 2011

STRESS CAUSA CANCER

Há dias em que "vivemos por viver", como  dizia minha bondosa mãe. Tudo é difícil. Uma coisa que aprendi nessa batalha, lamentavelmente, é que se você aguenta em pé, é mais forte que muitos. E logo, sobram faíscas para ascender algum  fogo de mágoas passadas.
Tudo poderia ser diferente. Acho  que a pessoa que passa pelo  câncer e vence, merece um pouqinho  de respeito, tranquiliadade, de que no  mínimo a deixem viver sem tanto stress.
Pesquisando, encontrei a seguinte matéria:
"Cientistas descobriram que o stress pode causar alguns tipos de câncer. O nervosismo que você passa no trânsito e no trabalho todos os dias realmente acelera o crescimento de tumores.
Qualquer tipo de trauma, emocional ou físico, pode ser o link entre mutações cancerosas e mudar sua condição de saúde. É a primeira vez que uma pesquisa realmente consegue mostrar que o estado emocional de uma pessoa realmente interfere no desenvolvimento de câncer – e não são só traumas muito sérios que têm esse efeito. O stress de todos os dias (briga com o chefe, problemas no relacionamento e até mesmo o trânsito) afeta seu “ambiente emocional” e aumenta as chances de que você desenvolva a doença.
Os pesquisadores analisaram moscas de fruta e notaram que, ao contrário do que se acreditava até agora, para um tumor crescer uma única célula não precisa ter mais do que uma mutação causadora de câncer. A verdade é que as mutações podem originar o tumor mesmo se estiverem em células separadas, porque o próprio stress acaba “abrindo um caminho” entre elas. E é muito mais fácil que um tecido acumule essas mutações em células diferentes do que na mesma célula.
Ou seja, reduzir ou evitar a quantidade de stress diária não é só para o seu bem estar psicológico: é, mais do que nunca, uma questão de bem estar físico".(http://hypescience.com/26493-stress-cancer/)
Mas o  que fazer, quando vivemos em uma sociendade totalmente capitalista e desumana? A nós, cabe saber a lidar com  toda essa situação, e tenho  certeza de que todos pouco  ou  não convivem com  ela, e encontramos o  meio  termo  para que sejamos no  mínimo  capazes de ser feliz! Ah..  como  é difícil  esse mundão...  Se todos soubessesm quantos fantasmas muitas vezes nos rodeiam, jamais dariam uma resposta mal dada, uma conversa mal dita, e nem um olhar desnecessário. Mas esse é o  mundo, e somos fortes...
Pessoal, um  ótmo  final de semana!
Glau

Um comentário:

  1. É completamente falsa essa ideia!Se fosse verdade todos os moradores de países comunistas estariam com câncer pois nenhum estresse é maior do que viver sob o domínio esquerdista centralizador e ditatorial vermelho!

    ResponderExcluir