domingo, 23 de fevereiro de 2014

CORAGEM PARA ENFRENTAR A VIDA E SEUS OBSTÁCULOS

Certa vez,  uma pequena menina criada em  uma cidadezinha do interior, resolve aos seus 16 anos enfrentar a cidade um  pouco  maior, pensando nesse voo, alçar a liberdade.
Passou  por provas difíceis, e muitas fora dos padrões normais de direitos do  trabalhador. Mas foi  fiel  à sua essência: não voltar, pois achava ser uma derrota voltar à terra de origem sem ter conseguido vencer.
Os tempos passaram....  a menina cresceu, virou  mulher sem passar pela juventude (naquela época,  era privilégio  de poucos curtir a juventude) , foi  ganhar a vida de uma forma ainda um  pouco  mais trabalhosa e responsável,  mas digna.
Os anos passaram,  veio  o  casamento, os filhos, a vida -  como  para todos- cheia de altos e baixos,  os filhos crescendo e a responsabilidade de mãe , maior. Bem verdade que aquela menina vinda de uma cidade pequenina, tomou  jeito e gosto  pela liderança no  trabalho. Subiu  rápido,  almejou,  traçou  metas para a vida e seus filhos num  piscar de olhos se foram...... filhos são do  mundo.... Um  deles voltou , sem saber ao certo a hora da partida, pois sabemos que para conseguir algo  melhor é necessário  enfrentar o  mundo.

Nesse intervalo,  essa mulher enfrentou  diversas crises: conjugais, de saúde, de relacionamentos familiares , mas sempre em pé, firme, pois o ditado de sua mãe ecoava em seus ouvidos: crie os que deixei!
Numa noite cinzenta , veio  a transbordar do  copo: a separação.
Como  escreve e bem Vinícius de Moraes:

Soneto de separação
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
Assim,  a relação ficou  mais amena.

Khalil Gibran sabiamente escreveu:
"O amor não conhece sua própria intensidade até a hora da separação".
Difícil? Creio  que sim,  mas nada insuportável, pois a mulher está viva,   cheia de sonhos de vida e de esperança de que no  futuro todas as doenças do  corpo  e da alma sejam  resolvidas pelo  homem.
Vida difícil? com certeza, pois agora são dois papeis realizados por numa pessoa só,  mas que com  ajuda de amigos leva adiante , tomba e levanta de salto!
Rubem Alves relata a dor da separação de forma sublime:
"Amor é isto: a dialética entre a alegria do encontro e a dor da separação. De alguma forma a gota de chuva aparecerá de novo, o vento permitirá que velejemos de novo, mar afora.
Morte e ressurreição. Na dialética do amor, a própria dialética do Divino.



Quem não pode suportar a dor da separação, não está preparado para o amor. Porque o amor é algo que não se tem nunca. É evento de graça.
Aparece quando quer, e só nos resta ficar à espera. E quando ele volta,a alegria volta com ele. E sentimos então que valeu a pena suportar a dor da ausência, pela alegria do reencontro".
Já um  autor desconhecida da-nos a seguinte explicação:

“As maiores batalhas são travadas no inconsciente, pois homem vive em busca de uma tal felicidade e esquece de buscar sua paz interior”.

Vivemos desejado e raramente buscamos nossa verdadeira paz. Nas grandes viagens em busca da Realidade m deparei com algo muito interessante um amigo me enviou:

Um Jardim No Coração

Neste Ano plante um jardim no seu coração.
Não se preocupe em fertilizar pois a terra do coração  é boa e naturalmente dadivosa.
O mais importante é escolher as sementes certas.
No jardim de seu coração não pode faltar a semente da FÉ.
As flores da fé deixarão seu coração resistente e fortalecido o bastante para que você possa suportar todas as intempéries da vida.
Plante a semente do AMOR UNIVERSAL.Esta planta precisa de cuidados especiais, porém suas flores são tão sublimes que exalarão as doces fragrâncias do perdão, da gratidão, da união com todos os seres e da vontade de servir desinteressadamente.
Plante as sementes da ALEGRIA e do ENTUSIASMO.
Estas plantas darão flores vivazes e comunicativas que cantarão para as outras flores, se vestirão das mais variadas cores e serão beijadas pelos colibris.
Plante a semente da HUMILDADE.
Além de belíssima, esta planta tem o raro condão de impedir o crescimento das ervas daninhas do orgulho, do egoísmo e do ressentimento. As flores da humildade exalarão o aroma da simplicidade, da leveza e da paz
Plante as sementes da PERSEVERANÇA nos quatro cantos do seu jardim.
Estas plantas crescerão lentamente, ficarão viçosas e encorpadas com o tempo. Demorarão para dar suas flores esplêndidas para que você entenda que, às vezes, é preciso esperar para conseguir algo realmente valioso e definitivo.
E não se surpreenda se um dia notar que, bem no centro de seu jardim, nascer uma planta raríssima que você não plantou. Ela veio por lei de afinidade ao ver a beleza das outras plantas e das outras flores.
Chamar-se-á planta da SABEDORIA. Suas flores nobres e fulgurantes exalarão o perfume do discernimento e permitirão que você possa
contemplar toda a Criação pelos próprios olhos de Deus.
E assim  a mulher enfrentou  um HERII (Câncer de Mama)  positivo e está  de volta com  toda garra e vontade viver!
Vontade de viver as vezes é palavra pequena: vontade enfrentar o  mundo de olhos bem abertos, pois nunca sabemos o  dia de amanhã. Certo é o  ditado de que o  ontem já se foi,  estamos vivendo  o  hoje, e o  dia de amanhã não sabemos como  e de que forma será. Logo, o  presente é uma dádiva.
Hoje,  dia 24 de fevereiro de 2014,  a mulher faz uma pequena relembrança dos momentos mais difíceis:
·         Perda da mãe: difícil,  mas natural;
·         Saída de filhos para longe dos olhos: caminho  natural dos acontecimentos
·         Superação do Câncer de Mama: Nada foi  tão difícil  no  momento do veredicto.... mas os filhos, esses continuam  e por eles se morre ou  se vive. A pequena mulher preferiu  viver, usar salto alto,  batom,  lápis nos olhos e encarar tudo com  uma simples frase: RETIREI  O  QUE NÃO ME PERTENCIA...A doença não é nossa, mas a vontade em viver,  essa é nossa opção!
 

Um comentário:

  1. Oi querida
    Simplesmente maravilhoso!
    Você está linda!
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir