Hoje, dia 8 de abril, dia Mundial de Combate ao Câncer, digo que para quem passou, ficou na janela... hoje é fácil, mas tenham certeza de que foi uma árdua e dura tarefa de fé, ânimo, vontade viver, amor ao meu EU, meus filhos, afinal, ser filha de Deus perfeita me fez cobrar atitudes, traçar metas longas de vida, ir além das expectativas que a medicina me ofertava naquele momento.
Tinha e tenho sede em viver, amar, sonhar, ser feliz, pois além do presente de Deus em "nascer de novo", preciso celebrar a vida com todos os requintes que ela merece.
Fácil? Não... Tarefa para super mãe, mulher, mas que todas são capazes de realizar.
É um avanço os dados estatísticos: apesar da grande mortalidade, o número de óbitos diminuiu em relação a 2011, logo, mostram que foram 433 mortes, ou seja, 2012 teve uma redução de mais de 8%. Esse fato é uma CONQUISTA, UMA VITÓRIA!
Oncologistas afirmam que a diminuição de casos não pode ser dada como vitória pronta, acabada. “Hoje, o diagnóstico é mais precoce. O que ajuda bastante na possibilidade de cura. Mas ainda é considerada a ‘doença do século’, alerta a coordenadora de oncologia clínica do Hospital Estadual (HE), Dra. Ana Cristina Xavier Neves.
Outra informação que ajuda a dar dimensão do risco real no câncer é que a doença tinha muita subnotificação no passado. “Muitos morreram de câncer sem terem sido diagnosticados. Hoje, 90% dos casos têm o diagnóstico.
Sabemos que o câncer é o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos. A temida e perigosa metástase são quando a doença se espalha para outras regiões do corpo.
“A causa pode ter origem hereditária e também em inúmeros fatores ambientais. Deles, o principal é o fumo, mas há também radiação, doenças virais e até mesmo a alimentação”, a Dra. Ana Cristina.
O tratamento quanto à conscientização dos médicos melhorou bastante. O problema é que, mesmo com o diagnóstico mais precoce, ainda há muitos pacientes que chegam a um estado mais avançado, o que acaba por prejudicar o tratamento.
O tratamento é fácil? A cirurgia? As quimioterapias e radioterapias? Não... nada é fácil, mas quando se encontra um conjunto de médicos-drogas inovadoras e um paciente sedento por vida, com certeza, tudo se torna mais fácil.
Eu???? Sou prova de que é possível viver, sonhar, e mais, o tratamento é você que o torna mais complicado ou fácil. Temos que encarar da seguinte forma: BUSCO GOTAS DE VIDA!
Foi assim, por mim, meus filhos, familiares e amigos que estou de volta pra vida, e digo, ela é PERFEITA!
AME-SE... CUIDE-SE.... PREVINA-SE... E VIVA! MESMO QUE VOCÊ COM A GRAÇA DE DEUS NÃO TEMNHA PASSADO PELA EXPERIÊNCIA, CELEBRE A VIDA NESSE DIA, pois com certezaELE a ama (o) muito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário